Saiba como assumir e cuidar de cabelos crespos

Saiba como deixar os cachos mais bonitos, hidratados e com estilo

Minha Novela Digital

Cabelos crespos | <i>Crédito: Reprodução
Cabelos crespos | Crédito: Reprodução

O cabelo afro/crespo é marcado por penteados como tranças, black power ou, apenas, cachos. De qualquer maneira, o que não falta nas mulheres que assumem o cabelo natural é estilo e determinação. Mas os cuidados não podem ser deixados de lado e devem respeitar a fragilidade dos fios. Natály Neri, especializada em dreads de lã e tranças em cabelo afro, revela que hidratação de uma a duas vezes por semana é essencial. “Além disso, é indicado fazer umectação capilar, que é uma forma de trazer a oleosidade que os cabelos crespos geralmente não têm de maneira natural”, diz.

ASSUMA OS CACHOS

Milhares de mulheres com cabelos cacheados passam boa parte da vida usando escova, chapinha, fazendo progressiva e outros procedimentos agressivos. Para quem deseja parar, basta ter paciência para passar pela fase de transição, na qual não é permitido utilizar qualquer tipo de química para que o cabelo volte a sua forma natural sem ficar ressecado. Não tenha medo de assumir os cachos!

SIMPLES E BARATO

O uso de produtos naturais têm se tornado cada vez mais frequente na vida de muitas mulheres. Para deixar o cabelo macio e com brilho, Natály Neri indica uma hidratação à base de abacate. “Os óleos naturais contidos nessa fruta são muito úteis para os fios crespos”. Mas não é só isso! Gel de linhaça e seiva de babosa também colaboram bastante para a definição dos cachos e proteção. Esses procedimentos naturais são tão famosos que até a atriz Lucy Ramos entrou na onda e contou que mistura mel no creme de hidratação e condicionador. “O mel ajuda a dar brilho ao cabelo e hidrata bastante, deixando as pontas perfeitas, ao invés de ressecada e quebradas. É uma dica simples e barata que não abro mão”, conta.

ESTILO NA CABEÇA

Para as mulheres que se interessam por dreads e tranças, os cuidados devem ser redobrados. “O dread de lã, por exemplo, é um trabalho muito minucioso, que demora cerca de 10h a 15h em mulheres que possuem o cabelo na altura dos ombros. Para manter o penteado, é indicado a suspensão do uso do condicionador, porque este deixa o cabelo muito mais maleável. O mesmo é indicado para quem possui tranças, independente da grossura e tamanho do cabelo”, explica Nátaly.

21/07/2015 - 10:00

Conecte-se

Revista Minha Novela