Proclamação da Independência, em Novo Mundo, explode nas redes sociais

Cena em que Dom Pedro I livra o Brasil do domínio de Portugal emociona todo o país

Carolina Rossini

Imagem de D. Pedro durante discurso às margens do Rio Ipiranga | <i>Crédito: Rede Globo
Imagem de D. Pedro durante discurso às margens do Rio Ipiranga | Crédito: Rede Globo
O capítulo de Novo Mundo da quarta, 7 de setembro, levou o público em uma verdadeira viagem no tempo, até às margens do Rio Ipiranga, há 195 anos, onde Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil. Caio Castro foi muito elogiado pelo público nas redes sociais, o então imperador desfez os laços da nossa terra com os portugueses. E a novela explodiu na internet. O capítulo obteve 33,6 mil depoimentos de 9,3 mil usuários únicos, representando 23% do Projeto Globo. Comparado ao buzz de quinta-feira passada (31/8), o crescimento foi de 803%. Já com relação à média de agosto da brand, houve um aumento de 759%.  
Mas, além de um ótimo e emocionante capítulo, que mostrou com muita fidelidade aos livros históricos todo o processo que levou ao grito, ensinou a muitos quem foi a grande figura por trás do processo que fez do Brasil um país livre: a Imperatriz Leopoldina, interpretada por Letícia Colin. A personagem já havia caído nas graças do público, mas muitos ficaram ainda mais impressionados ao descobrirem que a esposa de Dom Pedro assinou o documento que definia a Independência do país e que mostrou a Pedro sua única saída naquele momento - a outra opção seria voltar a Portugal como prisioneiro, ao lado do pai, Dom João VI.


Apenas na cena final do capítulo vimos Dom Pedro I erguendo sua espada e declarando: "Independência ou Morte!". Mesmo vivendo seu personagem, Caio Castro mostrou estar muito emocionado durante a gravação: "Esperei como se fosse um filho que estivesse para nascer. Pensei em como poderia representar os brasileiros sem usar alguma lembrança. Queria sentir o que foi para o príncipe dizer para tantas pessoas que elas não eram mais dependentes", declarou o ator à página do GShow.


Chay Suede, que interepreta o conselheiro Joaquim, destacou a atuação do colega. "Ele se tornou o próprio Dom Pedro naquele momento. Estava bem de perto e não consegui ver outra pessoa que não fosse o próprio Dom Pedro, o libertador do nosso país". Apesar de os números de audiência terem sido abaixo do normal (foram 22 pontos na média), por causa do feriado, a aprovação dos telespectadores mostrou que valeu a pena deixar o capítulo especial para o dia do feriado, pois este ficará marcado como um dos momentos mais emocionantes da televisão em 2017.

Trending Topics:

#7deSetembro - 102 vezes nos TTs Mundo e 166 vezes nos TTs Brasil

Dom Pedro - 70 vezes nos TTs Mundo e 130 vezes nos TTs Brasil

#NovoMundo - 58 vezes nos TTs Mundo e 68 vezes nos TTs Brasil

Independência - 82 vezes nos TTs Brasil
7 de Setembro - 30 vezes nos TTs Brasil

Grito - 14 vezes nos TTs Brasil

OGritoDaIndependencia - 2 vezes nos TTs Brasil

Princesa Leopoldina - 1 vez nos TTs Brasil

 

08/09/2017 - 19:33

Conecte-se

Revista Minha Novela