Relembre a novela 'Joana, a Virgem'

"A trama envolvente mostrou que a Venezuela também sabe produzir boas histórias", disse a leitora Mariana Silva

Texto: Thomaz Rocha

Daniela Alvarado e Ricardo Álamo | <i>Crédito: Divulgação
Daniela Alvarado e Ricardo Álamo | Crédito: Divulgação
Com um enredo inusitado, Joana, a Virgem, estreou nas telas da RCTV, extinto canal da Venezuela, em 14/03/2002. Aos 17 anos, Joana (Daniela Alvarado) é uma dedicada estudante, que tem muitos sonhos. Na casa da adolescente, vivem sua batalhadora mãe, Ana Maria (Maríalejandra Martín), seu prestativo tio, Manuel (Juan Carlos Alarcón), e sua amargurada avó, Dona Açucena (Aura Rivas). Mas uma notícia faz a vida de todos virarem de ponta cabeça, principalmente, a de Joana, que pode ter seus objetivos interrompidos por causa de uma gravidez indesejada. Numa visita ao ginecologista, uma das enfermeiras da clínica acaba fazendo uma confusão e troca a ficha de Joana com uma paciente que seria inseminada com material genético de Maurício (Ricardo Álamo), um lindo ricaço, dono da editora Positivo. O rapaz é recém-curado de um câncer, porém, não pode ter mais filhos. Mas o empresário está convicto de ganhar um herdeiro. Por outro problema de saúde, sua esposa, Carlota (Roxana Díaz), não pode desenvolver a criança em sua barriga. E o sêmen dele é injetado por um incidente em Joana.

A aproximação
O destino faz com que Joana seja a fotógrafa de uma festa na casa de Maurício. Apesar de eles já terem trocado olhares no trânsito, Joana perde a direção de sua moto e acaba destruindo parte da decoração da festa. Maurício leva um susto e Carlota briga com a estudante. Mesmo com o acidente, Joana passa a trabalhar na Positivo como fotógrafa e ganha uma bolsa para estudar em Los Angeles (EUA). Mas, após fazer exames para a viagem, descobre estar grávida e que não poderá mais deixar o país. A notícia cai como uma bomba na família de Joana, já que a menina sempre disse ser virgem. Enquanto Joana entra em conflito com os parentes, Maurício nem sonha que está sendo prejudicado pelo ambicioso sogro, Rogério (Eduardo Serrano), que também trabalha na Positivo. Depois, Maurício descobre que seu sêmen foi usado em outra mulher e começa uma busca frenética para descobrir quem é essa pessoa.

Pingos nos "ís"
Maurício e Joana se apaixonam e Carlota nota o interesse do marido pela moça. E traça um plano de vingança para afastá- -la. O milionário fica mais encantado com Joana quando descobre que ela foi inseminada com o seu material genético. O empresário deixa Carlota, sai de casa e foge com Joana para uma floresta. Num casebre, Joana dá à luz uma menina, Mariana. Logo depois, eles se casam. Carlota tenta matar a bebê e é internada num hospício. Rogério dá um golpe na empresa e demite o ex-genro. No último capítulo, Rogério é preso pelo assassinato de Francisco (Saúl Marín), um dos sócios da Positivo. Maurício consegue reaver a presidência, enquanto Joana faz as pazes com sua família. Carlota sai do hospício curada e pede desculpas por tudo o que fez contra o casal. Sessenta anos depois, Maurício e Joana renovam os votos de união e relembram tudo o que viveram.
 

07/02/2017 - 14:11

Conecte-se

Revista Minha Novela