Relembre a primeira versão de 'Sítio do Pica-pau Amarelo'

O primeiro episódio da série foi exibido pela primeira vez em 1952

Texto: Thomaz Rocha

André, Nelson a boneca falante, Emília Camargo (Zé Bento), Zilka , Rosana, Júlio e Dirce. Dona Benta com a neta, Narizinho, e a fiel Tia Nastácia | <i>Crédito: Divulgação / Rede Globo
André, Nelson a boneca falante, Emília Camargo (Zé Bento), Zilka , Rosana, Júlio e Dirce. Dona Benta com a neta, Narizinho, e a fiel Tia Nastácia | Crédito: Divulgação / Rede Globo
Os mais famosos livros infantis brasileiros chegaram à televisão, pela primeira vez em 1952, na TV Tupi. O Sítio do Picapau Amarelo ganhou também versões na TV Cultura, em 1964, e na Band, em 1967. Mas foi na Rede Globo que as histórias de Monteiro Lobato tornam-se populares em todo o país. O primeiro episódio do seriado na emissora carioca vai ao ar em 07/03/1977. A série narra as aventuras dos moradores do Sítio do Picapau Amarelo, uma linda chácara no interior do Brasil. O local é comandado por Dona Benta (Zilka Salaberry), sábia senhora que vive contando histórias para a neta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Rodrigues/ Izabela Bicalho/ Gabriela Senra). Elas também convivem com outra moradora do lugar, a Tia Nastácia (Jacyra Sampaio), cozinheira de mão cheia que faz quitutes deliciosos. Além disso, a criada costurou uma boneca de pano para que Narizinho não se sinta sozinha e a batiza como Emília (Dirce Migliaccio/Reny de Oliveira/ Suzana Abranches).

Universo mágico
No mundo de fantasia criado por Narizinho, o Reino das Águas Claras, Emília engole uma pílula e começa a falar sem parar. A boneca se transforma num ser cheio de personalidade e, esperta, encontra soluções para todos os problemas que a dupla se depara. Durante as férias escolares, Narizinho recebe a visita do primo, Pedrinho (Júlio César/ Marcelo José Patelli/ Daniel Lobo). Juntos, embarcam em várias aventuras com Emília e o Visconde de Sabugosa (André Valli), verdadeiro gênio feito de espiga de milho por Tia Nastácia. Para ajudar a  turma no mundo mágico, o lendário Saci Pererê (Romeu Evaristo) usa de seus truques para enfrentar vilões que aparecem. Mas eles devem tomar cuidado com a prima de Saci, a bruxa Cuca (Dorinha Duval/Stela Freitas/ Catarina Abdalla), um tipo de jacaré assustador que atormenta a vida das crianças.

Outros personagens
Vários personagens aparecem durante os 1.549 episódios da série, como o Tio Barnabé (Samuel dos Santos ), o Zé Carneiro (Tonico Pereira) e o porco Rabicó (Chaguinha), que também vivam no sítio. O episódio final dessa versão inesquecível do Sítio do Picapau Amarelo foi ao ar no dia 31/01/1986.

07/12/2016 - 14:57

Conecte-se

Revista Minha Novela